top of page

Medicina do trabalho

PGR - Programa de Gerenciamento de Riscos (NR 1).

O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) é a materialização do processo de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (por meio de documentos físicos ou por sistema eletrônico), visando à melhoria contínua das condições da exposição dos trabalhadores por meio de ações multidisciplinares e sistematizadas.

 

Laudo de Vibração.

Para aqueles que não são tão familiarizados, o laudo de vibração ocupacional é um documento que atesta ou não a insalubridade dos colaboradores que operam máquinas vibratórias pesadas que causem tremulações no corpo. A não realização deste laudo pode comprometer o bem-estar do operador.

 

NR 16 - Laudo de Periculosidade.

O laudo de periculosidade consiste em uma análise geral do ambiente, incluindo a sua exposição a energia elétrica, inflamáveis, explosivos ou violência. Somente um profissional capacitado pode elaborar essa análise com precisão.

 

NR 15 - Laudo de Insalubridade.

O Laudo de Insalubridade é um documento de origem trabalhista, cuja missão é avaliar se os colaboradores de uma organização estão expostos aos agentes nocivos.

 

PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário.

O Perfil Profissiográfico Previdenciário-PPP constitui-se em um documento histórico-laboral do trabalhador que reúne, entre outras informações, dados administrativos, registros ambientais e resultados de monitoração biológica, durante todo o período em que este exerceu suas atividades na respectiva empresa.

 

LTCAT - Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho.

O Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho tem como objetivo avaliar qualitativa e quantitativamente os agentes de riscos previstos na legislação previdenciária e existentes no ambiente de trabalho.

Esse programa consiste na apresentação de um cronograma com todas as medidas e ações, que serão tomadas pela empresa em relação aos exames ocupacionais durante o período anual. 

Neste cronograma também deve conter os  níveis de riscos que a empresa possui, e que o colaborador está exposto, sendo eles:

 

  • Riscos biológicos: doenças crônicas, vírus, bactérias;

  • Riscos ergométricos: má postura, levantar peso, repetição;

  • Riscos de acidentes: falta de proteção, falta de manutenção;

  • Riscos químicos: contato com poeira, vapores, substâncias;

  • Riscos físicos: radiação, umidade, baixa ou alta temperatura.


palavras chave:

Os melhores serviços em Medicina do Trabalho,  certificações Laudos técnicos, você encontra na Coopermédica.

bottom of page